segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Não, não construa na beira do mar...



  Ei pessoas!! Meu ano letivo começou hoje! hehe Na verdade tinha começado dia 8/2, mas como uma inteligente e experiente aluna eu enrolei até hoje por que sabia que a primeira semana não ia ter materia, só aquelas apresentações dos professores, bibliografias que serão usadas, reapresentação dos nomes dos muitos alunos (13), e aquela bobajada toda de inicio de semestre.
Bom, mas se estou voltando hoje e isso quer dizer que minhas idas à praça também retornaram hoje! \o/

Hoje não teve nada de muito interessante na movimentação durante os trinta minutos que fiquei por lá, mas isso não significa que algo de especial não tenha acontecido.

 Infelizmente o coreto continua fechado e uma coisa que eu tinha ouvido de um guarda municipal (ja postado antes) foi confirmado hoje. O coreto está interditado até ser reformado por que tem risco de sua cúpula vir abaixo e alguém poderia sair bem ferido se isso acontecesse com ele aberto para todos.
 Por sorte achei um banco vazio ali naquele meio mesmo e resolvi dar continuidade a minha leitura... da biblia! (haha acharam que era Brisingr neh?) Bem, sinto ter que confessar por aqui que eu leio muito mais outros livros do que a Biblia. Por isso estou a quase meio mês me dedicando apenas a Biblia e ao seu estudo. Não fiquem preocupados com teologia... não tenho intenção nenhuma de pregar assuntos teologicos por aqui, mas vou compartilhar durante todo o ano em minhas postagens lições que eu tirei para "mim mesma". Quem sabe não podem ajudar vocês em alguma coisa.

 Deixando bem claro que não sou a favor e não defendo religião alguma. Ser cristã não significa ser pertencente a algum grupo religioso, apenas significa que tento, mesmo com tantas falhas, seguir a Cristo e os seus exemplos. Viver o Reino de Deus é muito mais do que templos edificados por homens, é algo que só se explica com fé e também  com razão como St. Agostinho ja dizia: A Fé e a Razão caminham juntas, mas a fé vai mais longe.
E é nesse pensamento que irei compartilhar o pensamento de hoje e que dá título a este post.

 Eu nasci e fui criada no evangelho, e como todo mundo que foi criado como eu, agente aprendia umas musiquinhas infantis para cantar no domingo de manha na igreja. rsrs Essa é mais ou menos assim : "Não, não construa sua casa na areia, não, não construa na beira do mar. Mesmo que pareça chique é impossível que ela fique a tempestade a vai derrubar.
A rocha é o lugar de construir se o alicerce é forte, não vai cair! As tempestades vão e vem, mas a paz de Cristo tu tens! ".
Hehehe ela é até engraçadinha de cantar. Tenho boas lembranças com essa musiquinha, mas há também um fato que os adultos esquecem. Eles nos ensinam essa músik e não explikm o significado dela. O que me lembro da explicação era que Jesus ensinava para as pessoas não construirem casas na praia.KKKK
Era ridiculo, e errado dizer coisas assim para crianças como se elas fossem burras o suficiente para que não soubessem a verdade... e a verdade é que cresci sem entender o que queria dizer essa musik que de infantil não tem nada.

 Pode parecer óbvio minha explikção para alguma pessoas, mas pra mim foi uma grande novidade e me senti menos ignorante biblicamente falando! hehehe
Hoje eu tava lendo essa passagem da musikinha em Lucas 6: 47-49:
"Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei ao que é semelhante: É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha.
Mas o que ouve e não aplica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre a terra sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa."

Meditando nessa palavra lembrei de algumas interpretações feitas sobre esses versículos e uma delas falava sobre a vida de crentes e não crentes... os crente tem a casa na rocha e os não crentes a casa na areia...
Pow de boa isso é ridiculo se for parar pra pensar. Jesus nunca pregava para os justos e para os "sábios da lei" que "entendiam" de tudo, mas ele deixava claro para todos que ele tinha vindo e pregava para os pecadores, então essa passagem não é para dividir grupos sociais e religiosos, mas sim para unificar tudo sendo que seu centro é Ele proprio.

 Depois que terminei de ler olhei para o coreto e relacionei o fato de que ele está prestes a cair como na parábola que fala justamente de um desmoronamento.
 Aquele coreto iria cair por estar velho e por causa da trepidação dos carros e onibus que passam por ali a tantos anos abalando a sua base.
 Quando Jesus disse essa parábola no sermão da montanha ele queria dizer para todos que ouviam idependente de cor, raça, sexo ou religião.
Ele queria que o povo entendesse que as pessoas são exatamente como aquele coreto. Mesmo com uma aparente estrutura fisica firme, se elas não cuidassem de sua base, de seu interior, de seu espiritual; algum dia sua estrutura seria abalada por um tribulação ( como falta de dinheiro, crise na familia, crise com amigos, injúrias, desemprego, doenças) e toda sua vida espiritual e fisica seria desmoronada e isso causaria o que muitos conhecem por "Desviar do evangelho".
 Jesus não estava preocupado se você ia parar de frequentar algum templo religioso, ou se começasse a agir socialmente inadequado. Ele estava preocupado que por causa desse abalo Você e Eu nos perdessemos em nós mesmos e que talvez não nos achassemos mais, perdendo nossa salvação gratuita.

 Como, então, Jesus ensinava a  "construir nossa casa na rocha" ? Apenas praticando diariamente as palavras que ele ensinava, que não são tidas como leis como aquelas que os fariseus e escribas ensinavam, mas apenas Conselhos que você os pratica se quiser ou não. Mas cá pra nós, o sermão da montanha ensina coisas tão bonitas e úteis a nossa vida que se todos praticassem como se praticam algumas leis, o mundo com certeza seria bem melhor. Por isso Jesus dizia que os que ouviam e praticavam suas palavras teriam maior estabilidade. Lembrando que não é que não terá tempestades, mas quando elas vierem você estará preparado para suportá-las

Mas quais são essas palavras que tanto Jesus dizia? Bom, elas são pouco conhecidas sabe?! Ninguém nunca as ouviu e por isso poucos praticam(rsrsrs):Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que o aborrecem, bendizei os que te maldizem e orai pelos que voz caluniam.
Dê sua outra face, o que roubar um túnica lhe dê duas, ao que te pedir e ao que te tomar não lhe tornes a pedir.
Façam aos outros o que vocês queriam que fizesse com você.
Pois se amarmos os que nos amam que vantagem é?(...)
sede misericordiosos, assim como o Pai é. Não julgueis para não seres julgados(...)
Enfim, dei uma resumida, mas quem quiser o texto inteiro só ler Lucas 6 ok?
E tenho certeza que todo mundo conhece essa passagem.
Para muitos cumprir tais palavras para a propria edificação do seu espirito em Deus é muito dificil. Em geral para toda a humanidade cumprir isso tudo é dificil demais.
Digo por mim mesma, eu não consigo cumprir tudo, nem metade do que Jesus ensina, mas eu tento por que sei que Ele não ensinaria isso se soubesse que era impossível cumprir tais palavras.

Então deixo essa reflexão com vocês hoje. Assim como Jesus pregou para aquela multidão, e assim como eu comparei com aquele coreto: Não custa tentar neh? ^^
Preencher nossas vidas com alimento é fundamental tanto quanto a palavra é fundamental para nosso espirito. 
Tempestades vão vir, enchentes, muita dor e sofrimento, mas tenha certeza que se sua base estiver em Cristo você não será abalado!

"Quem tem ouvidos, Ouça !"
"Quem tem olhos, Leia ! " =p





Today I learned someting New









Jesus Freak
Loucos Pela Biblia